Resumo do livro gestão de conhecimento
O livro mostra os conceitos de de conhecimento e gestão do conhecimento que hoje estão sendo bem divulgados ede batidos nas organizações e nas universidades, apartir da visão e da experiencia de dois dos maiores autores sobre o assunto, Takeuchi e Nonaka.
Começa falando dos paradoxos mostrando temos que apreder a lidar com eles em nossas vidas, que é formada de opostos: masculino e femenino, vida e morte, bom e mal entre outros. Apenas uma mente diferenciada concegue manter duas visões opostas.
A Sintese esta prufundamente ligada com a criação de um novo conhecimento através dos multiplos opostos. Existe seis conjuntos de opostos que são: Tácito/ Explicito, Corpo/ Mente, Individuo/ Organização, Inferior/ superior , hierarquia/ Força de trabalho e Oriente/ Ocidente.
Isso mostra que as organizações devem saber lidar com os opostos para se destacar e saber lidar com prazos longos e curtos.
Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, a GC é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional. E não poderia ser diferente, pois que atualmente as verdadeiras promessas de geração de riquezas estão no conhecimento.
O conhecimento desempenhará um papel cada vez mais relevante nos próximos anos nas organizações e na sociedade em geral.
A Gestão do Conhecimento é definida como sendo o "processo coorporativo focado na estratégia empresarial e que envolve a gestão de competências, do capital intelectual, a aprendizagem organizacional, a inteligência empresarial e a educação corporativa.
Também defendem que o conhecimento refere-se a crenças e informações, podendo ser explícito, o transmitido facilmente de forma formal, ou tácito, o conhecimento dinâmico e armazenado nas cabeças das pessoas que é difícil de ser articulado.
Os fatores cultura, poder e identidade costumam interferir em