Resumo do Livro "Desafios da pesquisa"
Uma característica do século XXI é a continuidade dos estudos que irão prosseguir do século passado. O individuo que queira dar continuidade na área do saber, entender profundamente algum assunto que o interessou, algo que ajude na sua carreira acadêmica tanto no trabalho. Utilizando-se a pesquisa para obter esse conhecimento ampliado de algum assunto escolhido pelo pesquisador, mais utilizada pelo profissional das Ciências Humana e Sociais, que trabalha relativamente com a sociedade.
O livro Desafios da Pesquisa vem nos orientar de várias maneiras como pode utilizar a pesquisa, e quais instrumentos fundamentais e básicos para a conclusão de uma. O primeiro capítulo discute a forma de como a filosofia precisa da teoria do conhecimento para existir, assim como o sujeito e o projeto de pesquisa.
O segundo capitula aborda um assunto tanto polemica, a ética na pesquisa. Essa é muito importante para o pesquisador, principalmente quando o instrumento de pesquisa é algum ser humano ou animal. O terceiro capítulo explica a importância da pesquisa para o graduando, como enriquece seus conhecimentos.
Já no quarto capítulo vem nos falar das técnicas para obter uma forma eficaz dos conteúdos para acontecer à pesquisa, as formas de obtenção de dados...
Por fim ao ultimo capítulo, esboce todo o desenvolvimento do homem na sociedade, desde os tempos das cavernas, até nas tecnologias de hoje.
Capítulo I
Os caminhos de uma teoria do conhecimento: A psicologia e a psicanálise como contribuições a pesquisa.
Todo ser humano que tem conhecimentos diversos em sua vida sabe que isso é o resultado de uma investigação aprofundada, e de uma vontade de saber sobre a verdade. As pessoas que não tinha esse tipo de conhecimento se achava perdida em um mundo de confusões, e para aliviar desse mundo acabava por se integrar a crença, e o sobrenatural. A ciência foi um meio de aproximar esse individuo com a verdade.
Muitas pessoas já estudaram diversas partes da