Resumo do livro Como Ouvir Pessoas
Ao ler este livro Como Ouvir Pessoas, me deparei com algumas coisas interessantes que nos ocorre no dia a dia, neste simples fato que é ouvir, mas envolve tantas coisas das quais nunca havia parado para prestar atenção.
Um exemplo disso é como nossa atenção divaga quando não estamos a fim de entender um assunto que não nos interessa, ou mesmo a nossa falta de atenção quanto à fatores externos que as vezes nem percebemos.
Saber ouvir foi uma das coisas que aprendi com este livro, e pretendo colocar em prática no meu dia a dia, alias, já estou colocando em prática. Dar atenção as pessoas, não somente aos ouvidos, mas também com expressões físicas, como o olhar e não desviar a atenção com fatores externos.
O ato de saber ouvir é muito importante para compreender as pessoas que falam, saber respeitar o assunto do outro, por mais banal que seja, é muito importante, pois a pessoa cria confiança em nós e assim nos tornamos bons ouvintes e isso com certeza será retribuído na forma de ouvir, pois quem fala nos toma por pessoas confiáveis.
Além disso, outra coisa muito interessante é o fato de pensarmos mais rápido do que falamos, quando isso ocorre, é natural que venhamos a perder metade ou até mais do que foi dito pela pessoa em uma conversa normal, e acabamos esquecendo. Esses fatores de distração são os pontos que também trago para meu cotidiano, pois concentrar na atenção é o item principal nesta receita de como ouvir as pessoas e com certeza é o que trago pra mim nessa competência de comunicação, ajudará no meu dia a dia e tirarei bons proveitos disso.
Jennifer dos Santos França
26/09/14