Resumo do liberalismo politico
Trabalho
Fundamentos
De
Economia
Capítulo 5
Demanda,Oferta e Equilíbrio de Mercado
Conceitue a função demanda.Que diferença há em entre demanda e quantidade demandada?
Em economia, demanda, procura, ou "demandada" é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante uma unidade de tempo.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Para muitos produtos,tanto seus preços como as vendas têm aumentado.Isso significa que a lei geral da demanda não funciona na prática.Justifique.
Na verdade, ela funciona sim, porém teríamos que deixar outras variáveis fixas.
Por exemplo, um produto essencial pode aumentar 50% seu preço, mas a renda pode aumentar em 100%, dessa forma a demanda por esse produto poderia aumentar mesmo que seu preço tenha sido elevado.
A lei da demanda, funciona, quando deixamos todas as variáveis fixas. Por exemplo, supondo renda, taxa de juros, e outras variáveis que afetam a decisão dos consumidores, fixas.
Conceitue a função oferta.De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
A função oferta representa a relação entre o preço de mercado de um bem e a quantidade desse mesmo bem que os produtores estão dispostos a produzir e a vender
As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e