Wagner
- Primeiramente, monta-se a estrutura para a realização da destilação como mostra a figura:
Figura 1
Obs: No caso do nosso experimento foi utilizado uma manta aquecedora no lugar do bico de bunsen, e um balão de vidro de fundo chato para a saída da substância separada.
- Coloca-se uma mistura de água destilada e dicromato de sódio dentro do balão de vidro com o fundo redondo localizado na manta aquecedora.
- Ligue a manta aquecedora e abra a torneira da água para refrigeração.
- Aguarde a ebulição da mistura e evaporação da mistura observando seus efeitos .
- Analise a temperatura que o termômetro registrar ao atingir a ebulição e a evaporação da água destilada.
Resultados
A técnica de destilação consiste em separar duas ou mais substâncias liquidas ou solubilizadas, sem se perder nenhuma das mesmas. Foi constatado que na temperatura de 97 °C a água destilada atingiu seu ponto de ebulição e foi evaporada, e, guiada pelo tubo de condensação, voltou a seu estado liquido no outro balão de vidro. É de se destacar a importância do tubo de condensação no experimento, pois ele permite o resfriamento da água destilada em seu estado gasoso. Em sua estrutura, lhe é permitida um fluxo de água contínua e que não entra em contato direto com a água destilada, proporcionando assim o resfriamento da mesma.
Conforme analise, a separação da solução foi possível devido à diferença de temperatura que tais reagentes necessitam para atingirem o seu ponto de ebulição, que em nosso experimento á 97°C fez com que a água destilada fosse evaporada do primeiro balão de vidro. Há de se considerar que conforme a evaporação da água destilada ocorria, a coloração azul devido ao dicromato de sódio, iria ficando cada vez mais forte. Isso se explica pelo fato da concentração de dicromato de sódio na solução ficasse cada vez maior devido a ausência do solvente, no caso a água destilada, que estava sendo evaporada.
Bibliografia da figura