Psicologia da aprendizagem
Este texto tem como objetivo mostrar a evolução teórica e a situação no campo do conhecimento, refletino sobre a importância da psicologia no processo de ensino-aprendizagem.
A psicologia vem em uma grande tentativa de conhecer com base em estudos o comportamento humano, isto vem acontecendo através de tempos, que gera uma atividade, praticada informal no cotidiano de pessoas, estou me referindo a psicologia do senso comum. Já a psicologia que busca compreender o comportamento humano, tem origem em pesquisa sistemática e influenciada na visão do pesquisador.
A psicologia da educação caracteriza como uma área onde converge o questionamento, sobre a aprendizagem e todo o sistema educativo de uma escola. A aprendizagem é o processo fundamental para o se humano, que desenvolveu meios na sociedade para tornar a aprendizagem mais eficiente na vida de cada pessoa onde chamamos, de contexto educativo. Para termos uma compreensão sobre a aprendizagem devemos considerar as grandes meretrizes teóricas da psicologia no século xx e sua grande evolução. Essa teoria apoia-se em diferente visão de pesquisadores e cientistas que busca compreender o mundo, em um fenômeno complexo para a aprendizagem. Mas estudando alguns enfantizão aspectos para motivar a aprender, outros reforçam que o produto è aprendizagem, e ainda tem aqueles que acham è o processo em que e dado a aprendizagem. Portanto assim que as investigações sobre a aprendizagem deu origem há vários modelos, é possível distinguir, pelo menos dois modelos teóricos de aprendizagem, no modelo associanista, a aprendizagem é concebida como estabelecimento de uma lição entre estímulos e resposta, destacando-se o condicionamento clássico de: Pavlov e o condicionamento operante de Skmmer. No modelo cognitivo, a aprendizagem e a reestruturação de situações plobemáticas, onde destaca-se; Gestalt a clássica,PIAGET E Vygotsky.
A diferença fundamental consiste em que os