Resumo do filme o pianista
O filme conta a história de Wladyslaw Szpilman, um pianista Judeu que vivia no gueto de Varsóvia (comunidade criada pelos alemães, a fim de abrigar somente judeus), Polônia. . Quando a guerra estoura do seu lado, ele não tenta realizar atos heroicos, pois a realidade não é assim. Ele apenas vê e acompanha, passo a passo, a degradação e humilhação (e sofre junto com elas) de seu povo, ao mesmo tempo em que tenta sobreviver de acordo com as regras impostas pelos nazistas. os Judeus eram totalmente discriminados, e era o principal alvo do Nazismo.
No filme, toda a família de Wladyslaw foi mandada para o campo de extermínio, mais ele ficou na cidade, vagando, e passou toda a guerra (que durou seis anos) passando de prédio em prédio, todos estraçalhados pela guerra. A sorte dele era que ele tinha um casal de amigos, que, em sigilo, deram abrigo e comida para ele.
Mais depois que os amigos dele vão embora, por causa da guerra, ele fica sozinho, sem comida, com frio, ao relento. Havia Corpos jogados na rua, às moscas, a luta por um pedaço de pão, o medo que todos eles sentiam com a aproximação de um soldado nazista, o preconceito que as próprias pessoas de origem alemã tinham para com os judeus (afinal, a propaganda nazista de superioridade estava no auge naquela época) são situações comuns no dia-a-dia dessas pessoas. Até que tem uma parte do filme, que ele acha uma lata de sopa e fica tentando abrir, mais aí ele olha pra trás, tem um soldado Alemão olhando para ele, mas o soldado alemão vira amigo dele, e o abriga num prédio, o mesmo prédio que servia de gabinete para os alemães. O soldado alemão fica levando comida pra ele escondido.
Até que um dia, o soldado vai embora, e, deixa com o pianista, o casaco dele (casaco de soldado Alemão). quando acaba a guerra, o