Resumo do filme "O pianista"
As teclas e a guerra
Por Givas Demore¹
O Pianista
(França/2002) Duração: 148 min.
Direção: Roman Polanski Roteiro: Ronald Harwood
Elenco: Adrien Brody (Wladyslaw Szpilman), DanielCaltagirone (Majorek), Frank Finlay (Pai), Maureen Lipman (Mãe)
O filme O Pianista conta a história de Wlaydslaw Spzilman, exímio pianista judeu que vivia sua vida tranquilamente em Varsóvia. Derrepente, em 1940, ele vê tudo mudar quando os judeus são perseguidos tendo que abandonar suas casas e ir para um lugar que ficou conhecido como "gueto de Varsórvia". O filme é baseado na autobiografia de Wlaydslaw Spzilman, portanto é uma história real.
O filme retrata o sofrimento humano e as injustiças da guerra. Spzilman fica sujeito a vários sofrimentos e humilhações restritivas de sua liberdade e de seu direito de ir e vir. Após ser mandado para realizar trabalhos braçais, ele consegue fugir, antes de ser mandado para a câmara de gás. Agora ele se vê Sozinho, passa pelos mais variados sofrimentos. Com a ajuda de amigos consegue se manter vivo e ora esperançoso, ora melancólico vivendo num apartamento que lhe servia de esconderijo. Wlaydslaw Spzilman sobreviveu graças sua vontade de viver. Um dos belos momentos do filme é quando o moribundo Spzilman é encontrado pelo oficial nazista. Este lhe pede que ele toque uma canção ao piano e por fim, num grande gesto de caridade e humanidade, poupa-lhe a vida e ainda o ajuda com alimentos.
A história apresentada no filme mostra um contraste absurdo entre o talento de um grande pianista e a maldade, desigualdade e horror da guerra. Spzilman ao simular tocar piano mantém sua serenidade e revela a esperança de voltar a tocar seu piano! Por fim o filme revela através desta bela história que é preciso lutar até vencer, que mesmo na adversidade não devemos nos deixar abater. Tenhamos esperança que dias ruins podem ser superados.