Resumo do filme; o livro Eterno
Resumo do filme
O Livro Eterno
Disciplina: Introdução Bíblica
A história da sobrevivência da Bíblia desde Moisés, 1500 a.C; começou primeiro com o Decálogo, (os dez mandamento), comunicação oral feita por Deus a Moisés e depois escrita em duas tábuas de pedra e colocadas na arca da Aliança. Em Lucas 24. 44 temos uma divisão dada por Jesus, dos 22 livros das Escrituras hebraica, que era o mesmo material dos 39 livros do Antigo Testamento de nossa Bíblia. Em 250 a.C, Época da dominação grega, o mundo se tornou bilíngüe e sobre as influências filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles. A biblioteca de Alexandria no Egito reunia as mais raras e preciosas obras literárias do mundo, mas, faltava uma cópia da Torá, na língua grega. Foi então que Demétrio, responsável pela biblioteca convenceu o rei Ptolomeu Filadelfo da importância de uma cópia em grego para a biblioteca. O rei mandou então pedir ao sacerdote Eleazar da cidade de Jerusalém, que lhe mandasse seis representantes de cada uma das 12 tribos, versados nas leis. Diz a tradição que os sábios judeus em selas separadas fizeram a tradução em 72 dias e quando foram conferir o trabalho não havia discordância, nem nos mínimos pormenores. Compilação do Novo Testamento abrange um período que vai de 04 a.C a 90.d.C. aproximadamente e divide-se em três períodos: 1º- De 04 a.C. a 29 d.C. O período da verdade viva; foi período em que Jesus esteve na terra, diz Lucas que suas palavras eram oráculos e suas obras e milagre.
2º- De 29 d.C a 50 d.C. O período da tradição oral; onde os ensinos de Cristo eram feitos de forma oral pelos apóstolos. Que pensavam que Cristo voltaria logo, então escrever era desnecessário.
3º- De 50 d.C a 90 d.C. O período da comunicação escrita; através de cartas que preservaram os ensinos de Cristo, cartas que se tornaram parte do Novo Testamento.
De 45 a 68 d.C. Entra em cena Paulo, que realizou um trabalho