Resumo do filme: por entre os muros da escola
O filme, que foi vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008, é um longa metragem diferente dos filmes comuns.Isto se deve ao fato de todo o elenco ser montado não por atores, mas pelos próprios personagens que são os mesmos da vida real, mais especificamente: os professores e alunos.
Destaque para o protagonista, o professor François, que na vida real é um professor de verdade. Ele escreveu um livro chamado: "Entre os muros da escola", que serviu de inspiração para o filme, este livro conta as experências deste professor em uma escola similar como a que é mostrada no filme. O diretor do filme, então, apenas adapta o roteiro mantendo a base do livro.
O propósito do filme é a busca em focar na geografia da sala de aula, ou seja, nas relações entre o ambiente e as pessoas que convivem ali, como as relações: professor-aluno/ alunos-alunos/ professores-professores/ professores -pais/ alunos-pais, voltando-se mais para a relação professor-aluno. Essa relação ( professor-aluno) mostra que por mais que um professor tente se aproximar de seus alunos, sempre irá existir uma barreira que os distancia ( isso pode ser observado quando François busca uma cumplicidade com os seus alunos e não consegue, pois como a sala é composta por alunos de países diferentes com culturas distintas, a única maneira que o professor encontrou para alcançar cada um deles foi conversando individualmente).
Tentando salvar aquela turma, ele utiliza um método de ensino que busca estimular o conhecimento dos alunos, mas, alguns deles apresentam uma postura agressiva como uma forma de autodefesa. Com isso, o professor começa a perceber que a vida daqueles adolescentes convergem para a sala de aula, como suas experiências implicam no aprendizado de cada um, por isso que François pede para os alunos fazerem um autoretrato.
Para a educação, o filme quer muito mais do que problematizar a fronteira entre realidade e a representação,