Arquitetura e urbanismo
GRÉCIA:
http://pipe971b.blogspot.com.br/p/tecnologia.html
Atual:
http://revistacasaeconstrucao.uol.com.br/escc/Edicoes/56/imprime168019.asp
Justificativa: Optei pela escolha dos capitéis, pelo simples motivo que até hoje vem sendo muito utilizada nas obras atuais para ajudar não só estabilidade estrutural, como também deixar a obra equilibrada e harmoniosa.
Conceituação: Templo dórico, século V a.C.
A fachada de um templo dórico era dividida em três etapas fundamentais: aplataforma ou envasamento, as colunas e o entablamento. A plataforma era escalonada em degraus, o estereóbato (a infra-estrutura) e o estilóbato (piso onde nascem as colunas). As colunas eram divididas em: fuste, volume cilíndrico estriado (caneluras), assentado diretamente sobre a plataforma, com altura máxima equivalente a cinco vezes e meia o diâmetro, e capitel, a cabeça da coluna, formada pelo équino, também conhecido como coxim, e por uma peça quadrada que recebia a carga superior, o ábaco. O entablamento, por sua vez, era constituído por três partes: a arquitrave, viga monolítica de pedra que ligava uma coluna à outra e distribuía as cargas da cobertura pelas colunas; o friso, faixa decorativa formada por tríglifos e métopas; e cornija, que configurava a cobertura propriamente dita, formada por triângulos, os chamados frontões, nas fachadas principal e posterior, e por faixas horizontais salientes nas fachadas laterais do templo.
CASA MODERNA
O neoclássico da fachada está impresso na simetria, no frontão triangular, nos dois pilares com capitéis e base em estilo jônico (uma das correntes clássicas da Grécia antiga). O mosaico de pedras portuguesas do piso também ganhou um desenho que remete ao estilo, com moldura e círculo central. Colunas, simetria, composição equilibrada, pórticos encolunados, materiais nobres, formas geométricas, frontões triangulares, cores claras, abóbadas e cúpulas. Deixando a casa harmoniosa e com