Engenharia de Produção
1. Nome: Milene Pereira de Melo
2. Município: Pedras de Maria da Cruz
3. Tempo de nomeação: 1 ano e 2 meses
1. Quais outras funções você possui na prefeitura?
Apenas Agente de Desenvolvimento
2. Quais oficinas/ palestras você participou no Encontro de Agentes em Campo Grande? Participei de todas palestras e painéis da programação do dia 15 e 16 de abril.
3. Descreva em linhas gerais o que foi apresentado?
Foi abordado a implementação da Lei Geral pelo Brasil, resultados e monitoramentos feitos pelo SEBRAE e como usar esses indicadores para alcançar bons resultados.
Outro tema falado foi a respeito do NIT (Núcleo de inteligência territorial), um sistema de indicadores (informações sobre municípios) que são reunidos a partir de diversas fontes como: IBGE, SEBRA, Ministério da Integração Nacional, MTE, MDS entre outros. São 24 indicadores que podem ser utilizados de forma estratégica.
O dia 16 seguiu com a questão de captação de recursos para o desenvolvimento local e o papel do AD nessa ação. Por fim foi tratado da inserção da Política de Desenvolvimento no PPA.
4. Do que foi visto, o que pode ser implementado em seu município?
Captação de recursos, usar indicadores e evidências na gestão dos resultados, participação dos pequenos negócios nas compras públicas entre outros. Porém, observamos que a utilização do NIT será de grande importância para nossa cidade, pois todos os dados até agora levantados feitos manualmente buscando informações de diversos lugares e, tendo uma ferramenta como essa com dados de 9 anos e atualização anual em um só lugar, facilitará o trabalhos dos AD de Pedras de Maria da Cruz
5. Você tem costumes de elaborar planos de ação, se sim para quem é enviado?
Sim, o plano de ação é elaborado pelo agente, apresentado para o SEBRAE.
6. Comente três pontos fortes e três pontos fracos do Evento.
Pontos fortes: Organização, palestrantes e, conteúdo apresentado. Pontos fracos: