Resumo do filme O Germinal
O filme faz referência ao início do processo de movimentos grevistas e sindicalistas em relação á exploração de seus patrões. O longa metragem é do período que marca o surgimento da Internacional Comunista, por isso há menções ao anarquismo e a Karl Marx.
A história gira em torno de uma cidade, Montsou. Encontrar emprego, em Montsou era difícil, os que eram empregados tinha um baixo salário que não dava para o sustento da família, que também trabalhava nas minas (inclusive mulheres e crianças) correndo grandes riscos, comum de acontecerem nas minas como desabamentos e explosões Uma família que vive nestas condições precárias de trabalho é o centro da trama. O pai dessa família resolve tomar uma providência quanto as péssimas condições de trabalho, o salário baixo e a indiferença dos patrões em relação á segurança e saúde dos trabalhadores. Com a chegada de um novo operário que possuía experiência em termos de criação e condições de sobrevivência, Gerárd se vê estimulado a fazer uma greve geral dos trabalhadores.
Na obra é possível ver um constraste entre as duas realidades deste período. Este contraste é proposital. A Injustiça por parte dos patrões, que vivem uma de luxo, e tem uma posição positivista para com os empregados, acreditam fazer muito por darem