Resumo filme germinal
O filme retrata a exploração sofrida pelos trabalhadores franceses nas minas de carvão no século XIX, ele mostra a busca desses trabalhadores por condições trabalhistas melhores e evidencia a total falta de valor humano desses trabalhadores frente ao seu patrão. Os trabalhadores mal tinham dinheiro para se alimentar, e quando as esposas iam ao comércio local pedir para que lhe vendessem fiado, eram insultadas, o dono da mercearia dizia sempre que só venderia caso alguma filha mais moça se deitasse com ele. As condições de higiene eram mínimas e o pudor era inexistente uma vez que eles tinham que fazer sua higiene na frente de qualquer pessoa, além disso, uma mesma água era usada no banho de toda a família.Já a mesa do patrão era farta e abastada, não lhe faltava nada,tudo para ele e sua família era dom e do melhor. No momento em que os trabalhadores, liderados por um de seus colegas com idéias Marxistas, que queria gerar um mudança na sociedade mas sem recorrer a violência, resolvem se juntar para dar início a um sindicato e a uma greve operária, que visava uma melhoria nas condições de trabalho e salariais,fica claro o descaso do patrão para o seu trabalhador.
O patrão simplesmente diz que não há o que fazer, já que ele não tem condições de melhorar os salários. Os trabalhadores então entram em greve. Nesse primeiro momento eles estão confiantes em resultado positivo para a greve, pois sem eles as minas não funcionam.O patrão vendo que eles estão realmente dispostos a levar adiante o seu propósito,resolver trazer para trabalhar nas minas, trabalhadores belgas, que ficaram desempregados devido a industrialização na Bélgica, eles foram substituídos por máquinas, nota-se aí já características da Revolução Industrial.
Os trabalhadores, já há muito tempo sem dinheiro, até mesmo para se alimentar, começam a se desanimar. Alguns não vêem outra solução para suas vidas a não ser voltar ás minas,