RESUMO CRÍTICO DO FILME O GERMINAL
Belra Souza
Carla Ravizza
Cintia Santos Silva
Cintia da Silva Santos
David Silva
Fabiana Ribeiro
Iracilene Gomes
Jutai Rocha
Maria Oliveira
Política Social
O Germinal
Salvador
2014
Discentes:
Belra Souza Santos
Carla Ravizza
Cintia Santos Silva
Cintia Silva Santos
David Silva
Fabiana Ribeiro
Iracilene Gomes
Jutaí Rocha
Maria de Oliveira
Docente:
Tatiane Tourinho
O Germinal
Salvador
2014
Resumo Crítico sobre o filme “O Germinal”
O filme “O Germinal” aborda de maneira bem clara as relações de trabalho, as lutas de classe existentes na sociedade capitalista, o processo de instalação do capitalismo nas cidades e o ritmo da produção e da exploração dos trabalhadores pelos patrões através do trabalho desumano nas minas de carvão francesas, retratando claramente as perversas e severas transformações sociais impostas pelo modo de produção capitalista.
O filme faz relação com o processo dos primeiros movimentos grevistas, ocorridos nas minas de carvão do século XIX na França. Essas manifestações foram provocadas pelas condições precárias de trabalho, pela miséria, exploração e pelos baixos salários impostos pelos patrões aos operariados. O filme caracteriza perfeitamente o processo de produção do trabalho do modelo capitalista, a expansão do chamado capital, mostrando assim de uma forma bem clara os opostos entre as necessidades humanas e materiais, estabelecendo assim claramente o processo da Mais-valia. Retratando muito bem determinado momento histórico e suas problemáticas sociais, econômico e político e é claro cultural, muito bem retratado na época da revolução industrial.
No filme um dos personagens, está desempregado e chega até a companhia de mineração com interessede conseguir empregar-se, ocorrendo assim o encontro com um senhor visivelmente debilitado pelo tempo de trabalho nas minas, pode-se observar isso