RESUMO DO FILME A VIDA É BELA
- Resumo -
Dezembro/2014
FICHA TÉCNICA
Filme: A Vida É Bela (Lá Vita É Bela)
Ano: 1997
Origem: Itália
Gênero: Drama
Direção: Roberto Benigni
Roteiro: Roberto Benigni, Vincenzo Cerami
Elenco: Aaron Craig, Alessandra Grassi, Alfiero Falomi, Amerigo Fontani, Andrea Nardi, Andrea Tidona, Antonio Fommei, Antonio Prester, Carlotta Mangione, Claudio Alfonsi, Concetta Lombardo, Cristiana Porchiella, Daniela Fedke, Dirk K. van den Berg, dentre outros.
Curiosidades: Vencedor do Oscar (1999) em duas categorias: categoria Melhor Ator, Roberto Benigni; e categoria Melhor Filme Estrangeiro.
RESUMO No filme A Vida é Bela temos a história do judeu Guido, que já no começo do filme muda-se do campo para a cidade e em um dos seus passeios conhece a professora Dora. Nessa primeira parte do filme a história se passa na Itália, onde Guido consegue trabalho como garçom e se apaixona pela italiana Dora, essa já comprometida, só que com toda a sua espiritualidade, Guido a rouba de seu noivo e se casa com ela.
A segunda parte do filme também se passa na Itália, na Segunda Guerra Mundial, onde se inicia a perseguição de Hitler aos judeus, nesse momento Guido, que já esta casado com Dora e tem um filho de 5 anos chamado Josué, é levado juntamente com seu filho ao campo de concentração nazista, em uma cena em que vários outros judeus são levados juntamente com eles,, e pra não transparecer tanta tristeza, Guido com um toque divertido tenta passar ao seu filho que aquele momento é alegre, fantasiando uma viagem de férias e depois um jogo onde devem acumular pontos.
No campo de concentração, Guido se divide entre realidade e fantasia, mesmo com todo o seu sofrimento e fome, ele luta para proteger seu filho de todo o mal que a guerra traz. Nesse mundo de fantasia, Guido propõe ao seu filho um jogo onde quem marcasse 1000 pontos ganharia um tanque de guerra de verdade, o personagem sem perder a alegria constrói um mundo de