Resumo do Filme A PROFECIA CELESTINA
A trama do filme gira em torno do autodesenvolvimento humano. Com o mistério de uma profecia religiosa a se revelar em nove pergaminhos, a história leva o espectador a crer numa grandiosa revelação.
John, ao saber da tal profecia por uma amiga, viaja até o Peru para tentar entender essa tão falada revelação.
Escrita em pergaminhos e tratada como insights, a profecia se revela escrita até o oitavo item, o nono, e tão cobiçado, é nada mais do que a certeza da evolução pessoal se praticados e entendidos os oito primeiros insights.
Durante a busca por essa revelação John entende que a fé, a perseverança e o autoconhecimento pode levá-lo a plenitude em níveis de felicidade, amor, realizações.
O filme assemelha-se a um processo de coaching e identifica-se com a pirâmide de níveis neurológicos da PNL (programação neurolinguística). Os personagens em busca do nono insight passam por provações e influências no nível de ambiente, como perseguições e limitações. São expostos a todo o tempo a atos que exigem mudanças de comportamento, mental e físico. Têm que provar que são competentes e habilidosos o suficiente para continuar e chegar onde querem. Superam diversas crenças limitantes (como, por exemplo, o cardeal que não acreditava na profecia passou a aceitar a ideia no fim). Começam a entender a profecia e se enxergam enquanto individuo, descobrem o porquê estão dispostos a viver o que estão vivendo. Entendem que fazem parte de um sistema muito maior do que o mundo deles apenas. Passam a viver de acordo com a revelação, divulgando-a pelo mundo, cientes de quem são e a caminho de um legado de luz.
Considerações: particularmente o filme não me agradou, mas traz uma mensagem muito positiva.