RESUMO DO FILME: TRÓIA (2004)
Na Guerra de Tróia, Menelau, que estava cansado das batalhas, procurou paz com Tróia. Essa paz acabou quando um dos príncipes de Tróia, Páris, roubou Helena de seu marido, Menelau. Era mais um motivo para guerra. Para esta guerra, Menelau contou com a ajuda de seu irmão Agamemnon. Tudo o que o seu irmão queria era conquistar toda a Grécia. Agamemnon mandou Ulisses para convencer Aquiles a lutar. Antes de Aquiles decidir o que iria fazer, teve uma conversa com sua mãe Tétis, que lhe deu as seguintes opções: “Fique e constitua uma família para que seu nome seja passado de geração em geração por seus descendentes ou vá para a guerra e morra, mas terá seu nome lembrado por todos para sempre”. Sem duvidas a segunda opção foi a escolhida. Juntaram então todos os soldados e heróis gregos para enfrentar a poderosa Tróia. Dentre esses heróis estavam Aquiles, Ulisses, Ájax e Pátroclo. Do lado de Tróia estavam os príncipes Heitor e Páris.
Ao chegar à praia de Tróia, Aquiles e sua tropa a invadiram com muita facilidade. Aquiles tem uma curta conversa com Heitor. Bríseis foi raptada do templo de Apolo e oferecida a Aquiles como prêmio pelo seu feito durante o dia. Assim surgiu um novo romance. Após uma discussão entre Aquiles e Agamemnon, o rei ordenou que Briseis fizesse tudo o que lhe mandasse. Por causa disso Aquiles se negou a entrar no campo de batalha, causando uma grande reviravolta. Até mesmo Ájax foi morto por Heitor. Os troianos começaram a dominar a guerra.
Pátroclo vendo todo o estrago que estava sendo feito pelos troianos, teve a não brilhante ideia de vestir a armadura de Aquiles e se passar pelo mesmo. Foi uma ótima tentativa, mas Pátroclo foi morto por Heitor.