Artigo - cinema na educação
Manoel de Jesus1 Profª. Elisiani Cristina de Souza de Freitas Noronha2 Profª. Dra. Sônia Odette Targino de Azevedo Simões3 05/06/2012
Resumo
O cinema é um narrador que tem como objetivo contar histórias, baseadas em fatos reais ou fictícios. Narrativas com recursos de imagens, sons e movimentos. É uma ótima opção de lazer, distração, relaxamento, ou então, pode também atuar no âmbito da consciência do sujeito e no âmbito sócio-político-cultural. É um excelente instrumento de pesquisa, comunicação e educação. Mas, considerar o cinema somente como um meio, não significa reduzir seu potencial de objeto sociocultural a uma ferramenta didático-pedagógica destituída de significação social. Não é, em nenhum momento, substituto de outras mídias, muito pelo contrário: ele vem para auxiliar, e muito, o trabalho do professor na compreensão do aluno.
Palavras-chave: Cinema. Educação. Mídia.
1 INTRODUÇÃO
O cinema tem o poder de nos fazer rir, chorar, sonhar, refletir, questionar, conhecer lugares distantes, outros povos, outras culturas. Além de conhecer ou até mesmo relembrar o passado.
Manoel de Jesus. Discente do curso de Pedagogia 4ª fase - Universidade do Município de São José USJ 2 Elisiani Cristina de Souza de Freitas Noronha. Profª. MSc. da disciplina de Didática II - Noturno 3 Sônia Odette Targino de Azevedo Simões. Profª. Dra. orientadora da disciplina de Didática II - Noturno
1
2
“Os Embalos de Sábado à Noite”, por muitos anos embalaram, e ainda embalam os sábados e outras noites até hoje. Em “Parque dos Dinossauros” nos apresentou uma perspectiva, o mais próximo possível, de como viviam os famosos animais pré-históricos desse planeta. “2001 – Uma Odisséia no Espaço” nos fez viajar pelas estrelas em busca de novos mundos e outros seres inteligentes. Descobrimos como os muros de “Tróia” foram ultrapassados e que Aquiles foi facilmente derrubado por onde menos se esperava.