Resumo do filme terapia do amor
Pontos para análise:
-Após ter conhecido o rapaz a paciente chega ao consultório meio sem graça de contar o que lhe acontecera e o silêncio se estabelece, por conhecer bem sua paciente a terapeuta num tom descontraído pergunta o que lhe sucedera, e a paciente se surpreende sabendo que a sua terapeuta lhe conhece ao ponto de saber que aquele silêncio na verdade tinha muito a dizer.
Análise: Nesse trecho percebo dois pontos,
O primeiro é sobre a relação estabelecida do paciente-terapeuta de confiança ao ponto de sua terapeuta saber que aquele silêncio na verdade era um indício de muito o que dizer.
O segundo é o silêncio da paciente que muitas das vezes chega ao consultório não conseguindo se expressar, Estarque em seu texto, A Primeira Entrevista em Psicoterapia, usava de perguntas para ajudar esses pacientes a começarem.
- A princípio a terapeuta sem saber que era seu filho a paixão de sua paciente, a apoiou dizendo que lhe iria fazer bem, aprovando o seu relacionamento, alegando que seria ótimo para sua paciente. Em contrapartida em casa quando o seu filho lhe contou que estava se relacionando com uma mulher mais velha e que esta não era judia sua mãe, a terapeuta, o repudiou. Com o desenrolar das sessões, a terapeuta descobre que esse rapaz de quem tanto a paciente falara nada mais era do que seu filho e num ato desesperador, de conflito, dispensa sua paciente.
Análise: Nesse trecho acontece exatamente o que Calligaris diz
“Você pode ter crenças e convicções. Aliás é ótimo que as tenha, mas se