resumo do filme sociedade dos poetas mortos
O filme conta a história de um colégio tradicional apenas para homens, onde o tratamento é rígido e são impostas muitas regras, todo esse rigor leva os pais a escolherem o internato como base educacional para que ingressem nas melhores universidades.
Este colégio então, recebe um ex aluno para ser o atual professor de literatura, onde a sua metodologia de ensino é bem diferente das dos outros professores, instigando seu alunos a não simplesmente absorver o conhecimento, mas busca-lo e questioná-lo.
Com o estilo pedagógico valorizando a medicina, direito e engenharia, não dando tanta importância à literatura e a arte dramática. Isto se torna evidente quando um aluno de nome Neil não convence o pai de que deseja e deve estudar arte dramática. O aluno Neil é levado ao suicídio por não concordar com a imposição do pai em relação á sua escolha.
Seu pai inconformado, pede ao colégio uma investigação para apurar sobre o comportamento de seu falecido filho. Ao serem interrogados, o grupo de amigos se veem obrigados a entregar o que seria a “Sociedade dos Poetas Mortos” e de toda “a culpa” recai sobre o professor Keating, que é demitido do colégio. E em um ato de protesto um aluno sobe em cima da mesa e grita: “Oh Capitão! Meu Capitão!” se referindo ao professor, e diante disso, a maioria dos alunos fazem o mesmo. O professor que defende o ensino com base no próprio processo de vida, fica emocionado com seus alunos, agradece o ato de protesto e vai embora.