Resumo do filme sociedade dos poetas mortos
O filme mostra a realidade de uma comunidade, além das dificuldades que o educando vai enfrentar com sua turma. O professor personagem do ator Antônio Bandeiras, tenta ajudar aos jovens que eram considerados, pelo corpo docente da escola, como delinquentes sem recuperação, com objetivo o mesmo através da dança, tenta mostrar que a vida é um conjunto de problemas.
As dificuldades dos jovens não estão restritas ao ambiente da pobreza, e este simbolismo é inserido no enredo através da jovem rica que tem dificuldades de aprender a dançar, mesmo com todo o investimento de seus pais, que são ricos. Para facilitar a obtenção do objetivo, o educador tenta mostrar através do ensino da dança (que representa os conteúdos ministrados aos alunos), que todos temos de superar barreiras, e o aluno através de perseverança pode ultrapassar os seus limites e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola.
O professor usa a dança como método de ensino, ao introduzir sua metodologia ele encontra dificuldade, pois sua turma traz consigo outro estilo de dança. A preparação do professor é de suma importância nessa ocasião o mestre aproveita o conhecimento de mundo do aluno, fazendo assim a junção com o conteúdo elaborado planejado e aplicado por ele.
Os diferentes conteúdos que se apresenta aos alunos exigem esforços de aprendizagem e ajuda especifica. Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo nem no mesmo trabalho. Ha uma reflexão sobre o que implica aprender e o que propomos, de maneira significativa.
Vale dizer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e a maneira de se articular dentro da sala de aula é que torna cada conteúdo específico, e os conhecimentos prévios devem ser levados sempre em consideração. Ressaltando a importância sobre o estudo continuo do educador, reforçando o compromisso de aprendizagem que tem com o educando além de tudo não existe uma receita básica, cabe a nos professores descobrir