Resumo do filme quase deuses
UNIFASS
CURSO DE DIREITO
JONATAN RAFAEL REBELO
RELATÓRIO DO FILME QUASE DEUSES
MARECHAL CÂNDIDO RONDON
2013
O longa metragem Quase Deuses, narra uma história baseada em fatos reais de um jovem afro-americano e de um médico, duas pessoas totalmente diferentes em níveis de classe social e de cor. A história se passa nos Estados Unidos, e é uma narrativa da segregação racial daquela época, onde os negros eram sub-julgados e discriminados pela cor da pele. Separados como raça inferior, viviam numa espécie de liberdade escravizada, e não podiam frequentar os locais destinados à elite branca, além de possuir um acesso limitado aos serviços públicos.
Ao trazermos a palavra segregação para uma discussão de cunho sociológico, é inevitável fixar o pensamento nos desdobramentos negativos para a vida social, principalmente do ponto de vista das hostilidades e conflitos sociais gerados pela segregação em si. É possível observar ao longo da história várias formas de segregação, as quais foram ( a ainda são em alguns casos) motivados pelos mais variados fatores.
É possível identificar no longa metragem vários aspectos que remetem a ciência e conhecimento científico. Ao longo do filme, o Dr. Alfred e Viviam buscam, através da ciência e pesquisas, aprimorar seus conhecimentos, buscando inovação nas teorias relacionadas à medicina que predominavam na época. No filme podemos assinalar exemplos de conhecimento científico, de senso comum e religioso. O conhecimento científico, caracterizado pela realidade obtida através de ocorrência ou fatos, cuja veracidade ou falsidade é conhecida através da experiência e não apenas pela razão, apresenta-se demonstrado no filme na medicina exercida pelo Dr. Alfred, que por meio de pesquisas, busca novas preposições e desenvolvimento de técnicas para reformular e aprimorar a teoria já existente. O conhecimento popular, também denominado de senso comum, valorativo por