Resumo do filme "Invictus"
1187 palavras
5 páginas
Invictus é um filme de 2009, na categoria drama biográfico e esportes, dirigido por Clint Eastwood, estrelado por Morgan Freeman e Matt Damon. A história é baseada no livro de John Carl "Conquistando o Inimigo" (em inglês: in Playing the Enemy: Nelson Mandela) e o jogo que fez uma Nação sobre os eventos na África do Sul antes e durante a Copa do Mundo de Rugby de 1995, organizada no país após o desmantelamento do apartheid. Freeman e Damon são, respectivamente, o presidente sul-africano Nelson Mandela e François Pienaar, o capitão da equipe de rugby union sul africano, os Springboks. Invictus foi lançado nos Estados Unidos em 11 de dezembro de 2009. O título Invictus pode ser traduzido do latim como "invicto", e é o título de um poema de poeta inglês William Ernest Henley. O filme foi recebido com críticas positivas e opiniões, com louvor para apresentações tanto para Freeman e Damon: pela interpretação como Nelson Mandela, Morgan Freeman foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator e Matt Damon foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Em 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela é libertado da prisão de Victor Verster, depois de 27 anos passados na prisão. Quatro anos depois, Mandela é eleito para ser o primeiro presidente negro da África do Sul. Sua presidência enfrenta enormes desafios na era pós-Apartheid, incluindo a pobreza galopante e o crime. Mandela está particularmente preocupado com as divisões raciais entre negros e brancos sul-africanos, que podem levar à violência. A má vontade que ambos os grupos mantêm uns com os outros é vista até mesmo em sua própria equipe de segurança, onde as relações entre os oficiais brancos já estabelecidos, que havia guardado antecessores de Mandela, e as adições de negros do CNA para o destacamento de segurança, são frias e marcada por desconfiança mútua.
Ao atender a um jogo dos Springboks, a equipe do país da união do rugby, Mandela reconhece que os negros no estádio torcem contra seu time em casa, como o time de