resumo do filme Invictus
Nelson Mandela foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pela apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. A partir de toda a sua trajetória, atuando com o propósito de ajudar ao próximo.
Dessa maneira o filme "Invictus" é a inspiração para o filme homônimo, de Clint Eastwood, onde ocorrera o desencadear de uma história onde se relata que depois de passar vinte e sete anos de sua vida em uma prisão, Nelson Mandela (Morgan Freeman) é solto e eleito presidente da África do Sul.
Em seu primeiro dia de mandato, ele se depara com todos os funcionários brancos de seu gabinete arrumando suas coisas para ir embora, achando que seriam demitidos. Para eles, um presidente negro só poderia confiar em pessoas da sua cor. Mandela causa surpresa a todos quando pede que os funcionários brancos fiquem. Logo depois, o chefe da segurança pessoal de Mandela recebe para trabalhar com ele uma equipe de agentes brancos, que logicamente são mal recebidos.
Consciente de que seu país continua sendo racista e economicamente dividida, sua meta é acabar definitivamente com essa separação em toda a África do Sul. Com a proximidade da Copa do Mundo de Rugby - esporte muito popular entre os sul-africanos - que irá acontecer pela primeira vez no país, Mandela vê no esporte uma possível solução para unir toda a população.
O plano de Mandela é unir negros e brancos por um mesmo ideal, incentivando o time para que seja campeã. Essa tarefa parece impossível, pois de um lado está a parte negra da população, querendo o fim da equipe que para eles ainda representa o Apartheid. Do outro a parte branca, que está bastante desacreditada no time que coleciona derrotas. Mandela então convida para uma reunião, o capitão da equipe de Rugby, François Pienaar (Matt Damon) e com o incentivo de Mandela a equipe resgata sua autoestima, passa a vencer os jogos e