Resumo do Filme Família Rodante
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO
Elizabete Cristina dos Santos
Análise do Filme: Família Rodante
Aracaju/SE
2015
Análise do Filme: Família Rodante
O Filme Família rodante conta a história de Emilia, uma senhora de 83 anos, que recebe um convite para ser madrinha de casamento de uma sobrinha em Misiones e decide levar toda a sua família de Buenos Aires até a fronteira do Brasil, dentro de um trailer. Como ninguém se atreve a negar o pedido da avó, todos embarcaram na viagem, inclusive uma amiga e até uma presença não planejada de um cachorro. É um Filme de estrada familiar que trata das relações íntimas e da convivência nem sempre tranquila entre parentes. Ao longo da empreitada da viagem desejada pela matriarca, todos vivenciam experiências interessantes. As memórias, os problemas de saúde, o calor e a distância atravessam a história de cada um dos viajantes: amor adolescente entre os primos, um antigo romance entre cunhados, rancores, ciúmes e expectativas. Percebe-se a todo o momento que só existia motivação de vigem apenas por uma pessoa, que é a matriarca, os demais no início da viagem ainda estava levando em uma boa, porém com o passar do tempo começaram a sentir problemas, principalmente pela falta de privacidade e aproximação duradoura de familiares a qual chega até interferir em sua intimidade.
Junto com o tempo de duração da viagem, há ainda a presença do calor que aumenta ao longo do caminho. Além do calor dentro do trailer, de onde vemos e ouvimos as reclamações dos viajantes –, em outras sequências percebemos o calor que sai do asfalto. Assim, as dificuldades de estar com o outro, mesmo os da família, aumentam e surgem as questões da convivência e do respeito às diferenças.
Para completar os problemas gerados ao longo da viagem, surgem uma tensão entre os cunhados onde o mesmo mostram em algumas cenas que