5281630
10385 palavras
42 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁCAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL
NOÇÕES DE ARQUITETURA E URBANISMO
PEQUISA SOBRE A HISTÓRIA DE TUCURUÍ - PARÁ
João Pedro Nascimento de Souza – 12135003018
Tucuruí – Pará
2013
PEQUISA SOBRE A HISTÓRIA DE TUCURUÍ - PARÁ
Pesquisa a ser usado como item de avaliação das habilidades desenvolvidas em complemento aos demais trabalho para a média avaliativa da disciplina ministrada a Faculdade de Engenharia Civil, turma 2012.
Tucuruí – Pará
2013
Tucuruí é um município do estado do Pará. Localiza-se na microrregião de Tucuruí, na mesorregião do Sudeste Paraense. O município é famoso por possuir a maior usina hidrelétrica totalmente brasileira e a quarta do mundo, a Usina Hidrelétrica Tucuruí, construída e operada desde 22 de novembro de 1984 pela Eletronorte.
Segundo o IBGE/2012 o município tinha aproximadamente 100.651 habitantes e 2 086 km² de área territorial.
"Tucuruí" é uma palavra de origem tupi e significa "água do gafanhoto", através da junção dos termos tukura ("gafanhoto") e 'y("água")
História
Origem
A região do município em suas raízes era habitada por povos indígenas das tribos dos assurinis-do-tocantins, paracanãs e gaviões. Essas tribos de hábitos nômades diferenciavam-se entre si por seus troncos étnicos e linguísticos. Os primeiros fatos históricos e registros da cidade, no entanto, datam apenas de 1781, quando o governador Telles de Menezes fundou a Vila de Pederneiras. A fundação realmente se efetivou com a construção em 1782 do forte de Fachina, denominado Nossa Senhora de Nazaré, criando o registro de Alcobaça. O forte tinha a finalidade de fiscalizar a navegação no Rio Tocantins e o contrabando de ouro vindo de Goiás e Mato Grosso feito pelo rio.
Em 1870, o governador do Pará criou a freguesia de São Pedro no lugar de Pederneiras, integrada ao município de Baião, então o