Resumo Do Estruturalismo
Disciplina: Linguística textual e análise do discurso
Professor: Antonio Marcos de Oliveira.
Estruturalismo O Estruturalismo é uma escola linguística cujo precursor é Ferdinand de Saussure. Este salientou que a língua é um sistema e ,como todo sistema, compõe-se de “unidades que obedecem a certos princípios de funcionamento, constituindo um todo coerente.” Este teórico postulou algumas dicotomias: língua e fala, sincronia e diacronia, significado e significante, sintagmas e paradigmas.
Língua e fala Para Saussure, a língua (langue) está relacionada ao social, pois os indivíduos que constituem uma sociedade fazem uso dela para estabelecem a comunicação. Já a fala (parole), está ligada ao individual por se tratar de uma forma variada da língua, restringível à cada falante, isto é, o modo singular de cada membro manifestar a língua, entretanto uma não é concebida sem a outra. De acordo com ele a língua e não a fala seria objeto de estudo por aquela ser homogênea.
Sincronia e diacronia Sincronia estuda a língua em um recorte de tempo, não importando se este é presente e diacronia é o estudo comparativo da mesma em épocas distintas. Para o linguista, a liguística deve promover estudos sincrônicos.
O signo linguístico: significado e significante O signo linguístico é umas das unidades que forma o sistema linguístico e divide-se em significado e significante: O significado é o conceito e o significante é a imagem acústica, a impressão sonora. Para denominar-se signo linguístico o significante tem de nos remeter a um conceito. Há signos que são convencionais/ arbitrários, ou seja, independem da imagem acústica. Não há uma “relação necessária, natural” , entre ela e seu sentido, porém existem signos que são parcialmente motivados ( bater – batedeira).
Relações sintagmáticas e relações paradigmáticas Nesta escola existem as relações paradigmáticas e sintagmáticas, sendo elas, repectivamente, as possibilidades de elementos para a