Resumo do Capítulo Gestão da Empresa
A globalização e os avanços tecnológicos pós anos 90 desafiaram as empresas a rever os modelos estruturais de gestão, adequar-se à nova realidade e comunicar e alinhar as novas mudanças à todos os níveis hierárquicos da organização. Para tanto, as empresas que desejam sobreviver e lucrar neste novo cenário devem, ainda, fazer reengenharia, terceirizar alguns serviços, promover o empowerment dos seus colaboradores e atender a novos perfis de clientes. O gestor de empresa da atualidade deve estar bem mais atento às mudanças devido ao grande envolvimento entre organização e ambiente externo, atendendo também ao ambiente interno promovendo a interação entre setores, atendendo á pequenos prazos, respeitando e se adequando à multiculturalidade dos seus stakeholders, sendo inovadores e competitivos.
A gestão atual deve ser aperfeiçoada continuamente e deve adequar-se aos objetivos organizacionais quanto à escolha de um modelo, conforme será exemplificado a seguir.
O modelo de gestão estratégica faz o levantamento das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da organização, direcionando seu foco para sua missão, visão e estratégias, proporcionando organização, racionalidade e profissionalismo, diminuindo o grau de incertezas e melhorando os resultados organizacionais.
Em relação à gestão participativa, esta requer um maior envolvimento do colaborador, ao proporcionar uma maior abertura, democracia e confiança nos mesmos, ouvindo suas opiniões para posterior tomada de decisão. Contudo, as empresas ainda apresentam características rígidas e autoritárias, se opondo ao homem atual que está mais informado e exigente e resistindo a uma mudança cultural que garantirá sua sobrevivência no mercado, o que inclui a postura ética em relação à natureza e a preocupação com a responsabilidade social.
Para transformar os desafios da sociedade atual