Resumo do capítulo 2 do livro "evolução urbana" de nestor goulart
Resumo do Capítulo 2 do livro Evolução Urbana de Nestor Goulart
2- Elementos da organização espacial
A) Situação
A situação de uma aglomeração determina as possibilidades que encontra de estabelecer relações e a funções que poderá desempenhar no conjunto da rede e do processo de urbanização. Depende dos elementos naturais mas pode ser modificada pela ação do homem.
Os núcleos urbanos estabelecidos nos primeiros séculos da colonização brasileira situavam-se predominantemente no litoral, exceto no planalto paulista. O sistema econômico ao qual a Colônia era vinculada fazia com que os núcleos dependessem das comunicações com a Metrópole. Era natural que se procurasse sita-los em posição eficazes de comunicação, de preferência através das vias fluviais para o escoamento dos produtos e para a obtenção de outros. Mesmo nas áreas onde as comunicações eram mais difíceis, as vilas alinhavam-se ao longo de um rio, como pode-se ver no planalto paulista. Outro fator de condicionamento eram os caminhos, estes estabelecidos com base nas velhas trilhas indígenas, que garantiam as comunicações vencendo os principais acidentes geográficos.
As relações dos centros maiores com os núcleos menores desenvolviam-se principalmente em nível administrativo, militar, religioso e judiciário. Para isso, procurava-se utilizar um grande abrigo marítimo, que permitiria a ancoragem segura das embarcações e o aproveitamento das terras circundantes para unidades agrícolas, servindo de retaguarda rural para os centros.
Esses programas são expostos com clareza nos documentos da época. Como Frei Vicente do Salvador descrevendo a Bahia e Rio e suas partes marítimas.
Já em meados do século XVII, as situações que haviam sido escolhidas por razões militares e administrativas, vinham