Biomecanica
BIOMECÂNICA DO OSSO
BIOMECÂNICA DO MÚSCULO
Professor: Bianco
São Paulo 2012
Juliana Ribeiro Cintra
BIOMECÂNICA DO OSSO
BIOMECÂNICA DO MÚSCULO
Trabalho teórico como critério parcial de promoção na disciplina Biomecânica, ministrada pelo professor Bianco.
BIOMECÂNICA DO OSSO
O estudo da biomecânica proporciona um melhor entendimento sobre uma estrutura muito complexa, o corpo humano.
A biomecânica é o estudo do movimento que pretende analisar, descrever e entender este movimento do ponto de vista da mecânica, interpretando assim, seus gestos nas tarefas diárias, considera as aplicações da mecânica clássica para analisar os sistemas biológicos e fisiológicos. Subdivide-se em forças internas, que são as forças articulares e musculares, e forças externas, onde é tudo aquilo que está localizado fora do corpo humano e que interfere na força interna, como por exemplo, a gravidade, atrito, sobrecarga externa etc.
Objetivo da biomecânica é otimizar o movimento, melhorando o rendimento(ação biopositiva) e diminuir a incidência de lesões (ação bionegativa).
O osso esta entre as estruturas mais duras do corpo, somente a dentina e o esmalte dentário são mais rígidos, é um dos tecidos mais metabólicos e dinamicamente ativos do corpo e se mantém ativo durante toda a vida. Tecido altamente vascularizado tem excelente capacidade de se auto-regenerar e pode alterar suas propriedades e configurações em resposta às mudanças na demanda mecânica.
A biomecânica do tecido ósseo tem como função formar alavancas com os músculos, proteção aos órgãos internos e reserva de minerais. Os ossos são compostos de dois tipos de tecidos ósseos, o osso cortical ou compacto que formam a parte externa ou córtex do osso e tem uma estrutura densa similar ao marfim, e o osso