Resumo do cap 5 do livro “Criação de conhecimento na empresa”, dos autores Nonaka e Takeuchi
INTRODUÇÃO
O capitulo 5 do livro “criação de conhecimento na empresa”, dos autores Nonaka e Takeuchi, faz uma discussão sobre os processos gerenciais, dando enfoque ao processo gerencial Middle-up-down para a criação do conhecimento. A priori são examinados dois modelos dominantes de processo gerencial, o modelo top-down (de-cima-para-baixo) e o modelo bottom-up (de-baixo-para-cima), sendo estes caracterizados e criticados pelos autores do livro. Na sequência propõe-se um novo modelo denominado middle-up-down (do meio-para-cima-para-baixo), destacando-se a figura do gerente do nível médio no centro da gestão do conhecimento.
Pra a explanação do conteúdo, são utilizados três casos dos modelos gerenciais: A General Electric (GE), para o tipo top-down, A Minnesota Mining and Manufacturing Company (3M) para o tipo bottom-up e a Canon para a middle-up-down. Em seguida, é realizada uma comparação entre os três modelos gerenciais, discutindo-se sobre a equipe do conhecimento, subdividida em profissionais do conhecimento, engenheiros do conhecimento e gerentes do conhecimento.
No próximo tópico é apresentada a análise integrada do conteúdo do capítulo.
ANÁLISE INTEGRADA
Inicialmente, os autores apresentam a definição do que vem a ser a gerência top-down, podendo esta ser caracterizada como um modelo hierárquico clássico que concebe a criação do conhecimento dentro dos limites da perspectiva de processamento de informações. Os conceitos da alta gerência tornam-se condições operacionais para os gerentes de nível médio, que consequentemente constituem as condições operacionais para os funcionários da linha de frente. A organização como um todo executa um grande volume de trabalho e informações, sendo a organização moldada como uma pirâmide com os altos gerentes no topo e os funcionários na base.
Já a gerência bottom-up é basicamente uma imagem da gerência top-down refletida no