Resumo do cap 3 e 4 tga
A Administração Cientifica –assim chamada por aplicar-se aos métodos da ciência aos problemas da Administração-, foi criada no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor, que teve como seguidores Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth, entre outros. A preocupação inicial foi o desperdício e as perdas sofridas pela indústria, por isso sua finalidade foi aumentar a eficiência industrial por meios de métodos e técnicas da engenharia.
OBRA DE TAYLOR
1. Primeiro Período de Taylor Taylor racionalizou o trabalho do operário por meio do Estudo de Tempos e Movimentos. Ele verificou que alguns operários produziam mais que os outros com as mesmas condições e que estes se acomodavam, pois a remuneração era a mesma, assim criou condições de pagar mais a quem produzisse mais. Para permitir o controle dessa Administração, aplicaram-se métodos científicos de pesquisa: os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e treinados para que pudesse ser criada uma atmosfera cordial que garantisse a permanência nesse ambiente.
2. Segundo Período de Taylor Concluiu-se que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral. A partir daí, Taylor desenvolveu seus estudos sobre Administração Geral, a qual denominou Administração Científica, sempre visando a tarefa do operário. Para ele, as indústrias de sua época padeciam de três males: • Vadiagem dos operários que reduziam a produção acerca de um terço do que podiam produzir, para evitar redução das tarifas de salário pela gerência. • Desconhecimento da gerência da rotina e tempo de trabalho necessário para sua realização. • Falta de uniformidade nas técnicas e métodos de trabalho. Para sanar estes três males, Taylor criou o Scientific Management, que seria uma evolução e não uma teoria, tendo 75% de análise e 25% de bom senso.
ADMINISTRAÇÃO COMO CIÊNCIA Taylor achava que a