Resumo do artigo: A evolução do pensamento de marketing
A Evolução do Pensamento de Marketing: uma análise do corpo doutrinário acumulado no século XX
O artigo tem como objetivo “investigar a perspectiva dominante das escolas do pensamento de marketing surgidas no século XX e as tendências para o novo século.” Utilizou-se uma metodologia qualitativa e a técnica desk research (MALHOTRA,1993). Foi realizado um levantamento documental com base em bibliotecas virtuais de universidades e livrarias virtuais. A base teórica usada foi a de Sheth et al. (1988). O trabalho foi dividido em três partes. A primeira é sobre as escolas de pensamento de marketing surgidas no século XX. A segunda se trata das tendências do marketing que emergiram a partir da década de 70. E a terceira está relacionada a uma abordagem conclusiva das principais perspectivas dominantes do marketing, de sua origem aos dias atuais.
Escolas do Pensamento de Marketing
Commodity: surgiu no início de 1900, sendo assim a primeira escola. Tinha como objetivo as transações de vendas de objetos, fazendo assim a interação entre consumidores e fornecedores.
Funcional: também surgiu no início de 1900 e se preocupava em como executar as transações mercadológicas. Sua ênfase foi na identificação, listagem e classificação das funções de marketing necessárias para execução das transações de mercado.
Institucional: iniciou-se por volta de 1910. Seus estudos eram baseados na função de comercialização por intermediários e não nos produtos ou funções do marketing. Reconheceu o relacionamento entre os vendedores e consumidores. Esta escola contribuiu com conceitos como a estrutura de sistemas de distribuição vertical; compreendeu marketing como sistema de estruturas inter-relacionadas e interdependentes no relacionamento de consumidores e vendedores e uma boa facilidade de comunicação.
Regional: surgiu em 1930 e utilizava-se de fórmulas matemáticas. Analisava o desenvolvimento entre atividade econômica e espaço físico. Estudou áreas como