fichamento
Disciplina:
Professor (a):
Aluno (a):
Tópicos (títulos):
Tópico 1;
Tópico 2;
Tópico 3;
Referências Bibliográficas:
SOBRENOME, Nome. Título: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. (série ou Coleção) (I)
REALE, Miguel. Lições preliminares de Direito. 27. Ed. São Paulo: Saraiva. 2009 (II)
1. Capitulo I: Objeto e finalidade da Introdução ao Estudo do Direito (Tópico 1)
1.1. Noção Elementar de Direito
“Aos olhos do homem comum o Direito é lei e ordem, isto é, um conjunto de regras obrigatórias que garante a convivência social graças ao estabelecimento de limites à ação de cada um de seus membros. Assim sendo, quem age de conformidade com essas regras comporta-se direito; quem não o faz, age torto.” (Autor, página)
Experiência Jurídica: relações intersubjetivas, entre homens, envolvem sempre dois ou mais sujeitos... ← Texto em palavras e estilo próprio do aluno. Tentativa de: esclarecer o que foi dito, explicitar a importância do estudo, apresentar os pontos mais importantes em tópicos, é uma paráfrase do texto original, ou seja, dizer com outras palavras o que já foi dito, sendo assim a ideia permanece mesma, só mudam algumas ou todas as palavras sem alterar o sentido original, com o objetivo de torná-lo mais claro e objetivo, é como se fosse uma “tradução” do texto, colocando ele de forma mais simples para o seu entendimento.
“O Direito é, por conseguinte, um fato ou fenômeno social; não existe senão na sociedade e não pode ser concebido1 fora dela. Uma das características da realidade jurídica é, como se vê, a sua socialidade, a sua qualidade de ser social.” (II, P. 02)