Resumo do artigo intitulado O TOMO E A TECNOLOGIA
Graduando: Alexandre Mitsuo Kurokawa
Curso: Química Bacharelado
Título da obra: O átomo e a tecnologia
Nome dos autores: Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho
Nome da editora: Química Nova Na Escola
Data da publicação: maio 1996
O artigo intitulado O ÁTOMO E A TECNOLOGIA, de Mario Tolentino e Romeu C. Rocha-Filho, faz uma importante análise sobre o átomo e a sua utilização pela tecnologia de antigamente e da atualidade também. Apresenta o ensino da estrutura do átomo como um rico manancial de fatos que resultaram em aplicações importantes ou explicaram fenômenos do cotidiano.
Os escritores do artigo discorrem sobre nós e os elétrons, mas sempre com ênfase ao átomo e, com isso, retratam que o elétron ora se comporta como partícula ora como onda. E o que antes era uma curiosidade de laboratório transformou-se em instrumento da tecnologia. Sendo assim, temos de levar em consideração que quando o átomo é excitado apresentará um salto do elétron, sendo que quando esse elétron voltar para seu nível anterior, emitirá radiação em forma de luz, com isso é que temos os fogos de artifícios e os raios laser.
Além disso, discute-se sobre a importância do efeito fotoelétrico e termiônico existente nos metais que nos rodeiam a toda hora, tais como: lâmpadas, fornos de micro-ondas, emissoras de rádio e televisão, aparelhos de televisão, monitores de computador, osciloscópios, alarmes, motores, campainhas, pilhas ou geradores fotovoltaicos, e microscópio óptico. O artigo não mostra apenas exemplos, mas define o conceito de corrente elétrica, definido por um fluxo de elétrons dentro de uma rede cristalina metálica, provocado pela ação de um campo elétrico ou magnético.
Um dos grandes problemas foi o fato de os autores não focarem em um assunto específico, onde até o próprio professor poderá apresentar dificuldades em entender qual a informação que eles realmente pretendem passar para o público alvo. No entanto, os escritores discutem