Resumo do 2 ano e.m. sociologia
Pai da Sociologia.
Tentativa de emancipar a sociologia das demais ciências e definir seu objeto de estudo, sua metodologia e suas aplicações.
Fato social--> Características: exterioridade, coercitividade* e generalidade.
*Meu eu é resultado do conjunto de ideias do grupo. Algo que puxa para o determinismo.
O cientista é alheio ao objeto de estudos, ou seja, aos fatos sociais.
Uso da razão.
MAX WEBER
Análise antitética a Durkheim.
Weber defendia a aplicação da sociologia realmente como uma ciência, uma ciência social.
O cientista tem como tarefa descobrir as possíveis significações do ato social.
Ato social: uma ação dotada de sentido, aquela que o indivíduo faz tendo em mente outrem.*
*O sentido de uma ação depende do agente, logo, o meu eu é o conjunto das minhas interpretações sobre as ideias do conjunto, antagônico ao “determinismo” encontrado em Durkheim.
Por mais que o cientista tente se isentar do objeto, ele não deixa de ser humano para fazer a sociologia, logo sempre algo de pessoal na análise do sociólogo.
O ato social é caracterizado por ser dotado de sentido, sentido esse determinado pelo agente. Essa determinação do sentido de uma ação de pela motivação em fazer algo, pelo que levou alguém a executar determinação ação. Essa motivação pode advir de duas vertentes: a racional e/ou a emocional.
Weber se destacou pelo historicismo encontrado em sua ideologia, o qual provem do contexto histórico em que a Alemanha se encontrava. “Deixada para trás” no expansionismo europeu, o país foi, assim, além de última não a se formar, também a última a ter contatos com outras culturas. A sociedade germânica “voltou-se para o passado, a despeito dos colonizadores, os quai voltaram-se para o futuro”. Ela tem assim, uma característica de estudo da história, sendo o maior centro de estudos das civilizações clássicas greco-romanas até hoje. Esse historicismo deu origem ao principal de seus métodos: o método compreensivo.
O método