Resumo Diversidade Jacobs
Monotonia do lugar é fatal. A combinação e a mistura de usos são fundamentais para manter a vida urbana. Como as cidades podem gerar uma mistura suficiente de usos (uma diversidade suficiente) por uma extensão suficiente de áreas urbanas para preservar a própria civilização?
A própria diversidade urbana permite e estimula mais diversidade. Seja de que espécie for, a diversidade gerada pelas cidades repousa no fato de que nelas muitas pessoas estão bastante próximas e elas manifestam os mais diferentes gostos, habilidades, necessidades, carências e obsessões. No entanto, onde quer que existam locais cheios de vida e atraentes na cidades, os pequenos são muito mais numerosos que os grandes. Como os pequenos fabricantes essas pequenas empresas não existiriam em nenhum outro lugar à falta de cidades. Sem as cidades elas não existiriam. A paisagem urbana é viva graças ao seu enorme acervo de pequnos elementos. Quando existe o incenveniente da distância, o pequno, o variado, e o pessoal desaparecem.
A diversidade na cidade deénde da combinação correta de usos, e não é gerada automaticamente.
4 condições indispensáveis para gerar uma diversidade:
-o distrito deve atender a mais de 1 função principal, de preferência mais de 2
-As quadras devem ser curtas, ou seja virar esquina e atravessar de ser frequentes
-O distrito deve ter combinação de edificíos com idades e estados de conservação variados
-Deve haver uma alta densidade de pessoas, incluindo os moradores
Todas as quatros associadas são neces´sarias para gerar diversidade urbana, a ausência de qualquer uma delas inutiliza o potencial do distrito.