RESUMO DIABETES
Curso de Graduação em Fisioterapia.
Amanda Santos Carneiro
Keyla Cristina
Mara Basilia
Belo Horizonte
2015
DIABETES
O pâncreas é uma glândula alongada, situada imediatamente abaixo do estomago. É formada por dois tipos distintos de tecido. Um desses tipos corresponde aos ácinos, secretores de sucos digestivos para o lúmen intestinal, e o outro tipo é o das ilhotas de Langerhans que secretam hormônios diretamente para o sangue. Essa secreção para o sangue é uma função endócrina do pâncreas, enquanto que a secreção dos sucos digestivos é uma função exócrina. Essas ilhotas são formadas por vários tipos distintos de células, sendo as mais importantes as células alfa e as células beta. As células beta secretam o hormônio insulina, enquanto as células alfa secretam outro hormônio, o glucagon. A insulina e o glucagon mantêm um nível constante de glicose no sangue por estimular a liberação de glicose a partir do fígado.
A insulina é secretada pelas células Beta das Ilhotas de Langerthans no pâncreas. O efeito mais importante da insulina é promover o transporte de glicose para o interior de quase todas as células do corpo, em especial, para as células musculares, as células gordurosas e as células hepáticas.
O Glucagon é secretado pelas células alfa das ilhotas de Langerhans no pâncreas. Quando a concentração da glicose sanguínea cai, o glucagon tem a função de aumentar a concentração da glicose no sangue (um efeito exatamente oposto ao da insulina). Os efeitos do glucagon são: a quebra do glicogênio hepático (glicogenólise) e a gliconeogênese aumentada no fígado.
O diabetes mellitus, é a doença que resulta da incapacidade do pâncreas em secretar insulina. É causada por degeneração ou inativação das células beta das ilhotas de Langerhans. Em algumas pessoas diabéticas, em especial naqueles que apresentam o diabetes quando ainda muito jovens, a doença é causada por herança de um dos