Resumo deos elementos constitutivos da identidade do servico social e a pr;atica profissional.
(1)
Os Elementos
Constitutivos da
Identidade do Serviço
Social
Uma pesquisa é um processo de construção do conhecimento que tem como metas principais gerar novos conhecimentos e/ou corroborar(confirmar) ou refutar(desaprovar) algum conhecimento pré-existente.
É basicamente um processo de aprendizagem tanto do
Introdução
ao Serviço Social indivíduo que a realiza quanto da sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa, como atividade regular, também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento
(Kern, 2007).
Para o conhecimento científico, é necessário se fazer a passagem de ruptura com o senso comum/ popular, uma vez que este não tem argumentação teórica, método ou metodologia. É o que se chama também de conhecimento vulgar. O conhecimento científico é transmitido por treinamento apropriado e obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Busca explicar o “por quê” e “como“ os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados em uma visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato.
Tal passagem do senso comum para o conhecimento cientifico1 caracteriza-se pela adoção de alguns elementos, tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver a sua prática, possibilitando a apreensão do todo que envolve a situação que lhe é apresentada, sem fragmentá-la. É necessária também, a definição de um caminho para chegar a um determinado fim ou resultado, o que se denomina de método e é maior que a metodologia. O método se dá pela razão, pelo entendimento, pela problematização e exige domínio de uma ou mais teorias.
Já se viu que a pesquisa é um instrumento essencial no exercício de todas as profissões. É, hoje, uma exigência nos diferentes espaços profissionais e, portanto, também para o assistente social. Para que se compreenda