Resumo de "O Lobo" de Herman Hesse
Contrato de Leitura – Português 10ºAno
O Lobo – Hermann Hesse
Hermann Husse, foi autor de origem suíça nascido na mesma a 2 de julho de 1877, onde também faleceu no dia 9 de agosto de 1962.
Foi uma pessoa importante no ramo da literatura tendo ganho em 1946 o Prémio
Goethe e meses mais tarde o famoso Nobel da Literatura.
Para além de O Lobo, Hermann também escreveu outras obras tais como, Narciso e
Goldmund, O Jogo das Contas de Vidro, entre muitos outros que escreveu durante toda a sua vida.
Resumo do Conto
O conto passa-se numa altura em que o inverno é muito vigoroso, onde a neve reina nos campos e cobre tudo o que é sitio. Uma matilha de lobos que vive numa daquelas regiões numa pequena toca. Poucos animais conseguiam resistir ao intenso temporal que ali se verificava. Certo dia uma parte da alcateia decidiu fugir, temendo morrer de frio e de fome. Os «emigrantes» separaram-se e três deles dirigiram-se para leste e os restantes para sul. Os três mais fortes e belos conseguiram penetrar numa das aldeias e comeram um bode, um cão e um potro.
Os aldeões furiosos mataram dois dos três lobos, conseguindo o terceiro fugir para uma floresta coberta de neve no cume de uma montanha, aí os aldeões encontraram-no já moribundo mataram-no e exibiram-no perante a aldeia como trofeu. 1
Trabalho do 10ºCT3 realizado pelos alunos: Marco Jorge e Hassam Latif
2013/2014
402450
Caracterização das Personagens
Os lobos, fisicamente, eram ameaçadores, magros, tímidos e silenciosos.
Psicologicamente eram atentos e perspicazes. O último lobo era forte, orgulhoso, solitário e ágil. Socialmente os lobos trabalhavam em equipa vivendo em matilha cooperando mutuamente entre si.
Os Homens viviam em pequenas aldeias; à noite, receosos, guardavam espingardas e mantinham-se atentos a qualquer passo que os lobos ou qualquer outro ser intrusivo pudesse dar. Aí abatiam-lhos sem qualquer piedade.
Os Homens guardavam o gado, protegendo-os dos ataques