resumo de um livro
John Grogan, jornalista chefe de redação e colunista, em vários jornais americanos, e escritor americano, nasceu em Detroit a 20 de março de 1957. Filho de Ruth Marie Howard Grogan e Richard Frank Grogan. Recebeu o prémio de Jornalismo do National Press Club. John Grogan sempre teve um carinho especial por animais, inclusive, na infância teve um cão chamado Shaun. Logo após se casar com Jenny Grogan, compraram numa quinta, de criação de cães, um labrador americano ao qual deram o nome de Marley.
Durante 13 anos Marley viveu com eles, compartilhando alegrias e sofrimentos, sempre leal aos seus donos. Quando Marley morreu, John decidiu escrever uma coluna no jornal onde trabalhava em homenagem a este. Da média de 20 cartas que recebia por cada coluna publicada, John Grogan recebeu mais de 800 cartas quando falou de Marley. Foi então que decidiu escrever Marley & Eu. O escritor vive atualmente num monte da Pensilvânia, com a mulher, Jenny, os três filhos e uma cadela labrador.
O livro baseia-se então na história verídica de “A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo”, tal como é citado no próprio livro. Através de uma narrativa na primeira pessoa, o autor relata a história real do seu cão, da raça retriever labrador, chamado Marley e a sua participação durante treze anos na sua vida.
John e Jenny tinham acabado de se casar e esta queria testar o seu “talento” materno antes de envergar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter esse 'dom' de ser mãe, justamente porque matara uma planta, presente do marido, por excesso de cuidado, afogando-a. Então, casal decidiu ter um cão, vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; depois têm uma