Usinagem
Engenharia de Produção
Introdução
Diante dos muitos métodos e processos de produção disponíveis, são muitos os profissionais da área que encontram dificuldades para discernir qual a melhor solução para cada necessidade de produção.
A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão, como é o caso das chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), com uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a 1 mícron.
Hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de eletrodomésticos.
O termo usinagem ou maquinagem compreende todo processo mecânico onde a peça é a matéria prima de um processo de remoção de material.
Segundo o dicionário Michaelis: usinagem significa o ato ou efeito de usinar. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.
Os processos de transformação de metais e ligas metálicas em peças para a utilização em conjuntos mecânicos são inúmeros e variados: você pode fundir, soldar, utilizar a metalurgia em pó ou usinar o metal a fim de obter a peça desejada. Evidentemente, vários fatores devem ser considerados quando se escolhe um processo de fabricação. Como por exemplo:
1. Forma e dimensão da peça;
2. Material a ser empregado e suas propriedades;
3. Quantidade de peças a serem produzidas;
4. Tolerâncias e acabamento superficial requerido;
5. Custo total do processamento.
Os principais processos de Usinagem são:
1. Torneamento
2. Fresamento
3. Furação
4. Retificação
5. Mandrilamento
6. Brunimento
7. Serramento
8. Roscamento
9. Aplainamento
10. Alargamento
11. Rebaixamento
Torneamento
Processo onde se utiliza uma ferramenta cortante para se obter determinadas superfícies.