analise
Alex e o seu ratinho Floco são obrigados a refugiarem-se num edifício abandonado ao qual ele irá chamar o n.º 78, que se localiza numa rua que se chamava a Rua dos Pássaros porque estavam sempre lá pássaros a cantar no telhado, e também porque era com os pássaros que ele acordava todas a manhãs…
Os tempos foram passando e ele tinha de sair para ir procurar alimento e água, sempre que andava pela rua tinha de ter muito cuidado, ele ia buscar os seus alimentos às casas que tinham pertencido a outros judeus que tinham sido retirados de lá.
Passado algum tempo Alex já estava a perder a esperança, quando certo dia ele ouve um estrondo no andar de baixo, e ouve vozes. Alex estranhou, com muito cuidado olhou para baixo e observou durante algum tempo, quando, subitamente, um deles fala e Alex apercebe-se de que era seu pai e assim termina esta história de coragem e esperança.
Recebi o livro “A ilha na rua dos pássaros”, de Uri Orlev, prémio dos blogues. Olhei o título, o subtítulo, a capa. Fiquei maravilhado, mas tinha que o pôr na “fila de espera” dos livros a ler. Dali a uma semana, comecei a lê-lo, ainda não tinha percebido muito bem se gostava da história ou não, mas uma coisa tinha a certeza: o modo de escrita do autor tinha-me cativado. Avancei na leitura, e já tinha a certeza que a história me tinha rendido por