lubrificantes
São Paulo
2015
Lubrificação
Lubrificação é um processo onde se utiliza uma substancia para lubrificar peças que estão em contato para evitar o atrito e o desgaste das mesmas.
Este processo é realizado com uma substancia especifica para cada tipo de maquina, sendo óleo, graxa. A substancia utilizada para lubrificação, tem a função de retirar do sistema o calor e detritos gerados na interação das superfícies. Esta camada lubrificante pode ser constituída por uma variedade de líquidos, sólidos ou gases, puros ou em misturas.
Este processo é um dos mais eficazes utilizados para a manutenção, como já mencionado, na redução de atritos e ainda entre outros beneficio, conforme a seguir:
1. Proporciona menor dissipação de energia na forma de calor;
2. Reduz da temperatura, pois o lubrificante também refrigera a superfície;
3. Controla e reduz a corrosão e oxidação;
4. Reduz vibrações e ruídos;
5. Proporciona vedação entre partes móveis;
6. Limpeza de superfícies e remoção de contaminantes;
7. Reduz o desgaste, com base na eliminação do atrito.
Tipos de Lubrificação
Para cada tipo de atrito utilizaremos um tipo de regime de lubrificação, pois deve-se analisar a distância entre as superfícies de deslizamentos e a rugosidade combinada das superfícies de deslizamento.
Os regimes de lubrificação são divididos em cinco formas principais:
a)Lubrificação Hidrodinâmica.
Este tipo de lubrificação ocorre quando duas superfícies em movimento relativo são separadas por uma película de um fluído lubrificante,ela separa as superfícies de carregamento de carga do mancal por um filme relativamente espesso de lubrificante, a fim de prevenir o contato metal-metal. Este tipo de lubrificação não depende de um lubrificante por pressão, mas requer a existência de lubrificante adequado e continuo. A lubrificação hidrodinâmica também é conhecida como lubrificação