Resumo de tunelamento
Matricula: 1310861
Curso: Enfermagem 3º “B” noturno UDF
Profº Drº : Rafael
Microscopia de Tunelamento
O microscópio de corrente de tunelamento, ou simplesmente microscópio de tunelamento, inventado em 1981 pela IBM, que permite obter imagens de átomos e moléculas, utilizando-se uma agulha microscópica na qual se aplica uma tensão elétrica.
A sua imagem é formada para analisar a variação da corrente entre a agulha e a superfície que se quer ser focalizada, quando a agulha desliza sobre a tal superfície a ser analisada. Essa tecnologia nos permite medir as suas propriedades físicas dos objetos analisados e de estudar as forças entre moléculas e átomos, além observar as estruturas em escala atômica.Esse microscópio é capaz de obter imagens numa escala atômica de 2×10-10 ou 0,0000000002 metros, sendo usado na manipulação individual de átomos, acompanhamento de reações químicas, reversão de íons produzida pela remoção ou adição individual de elétrons e moléculas.
Em 1989, utilizando um microscópio de tunelamento, cientistas da IBM escreveram as letras "I-B-M", em uma superfície de níquel, com 35 átomos de xenônio.
O fluxo dos elétrons é por efeito túnel, por isso o nome tunelamento.
A invenção valeu ao alemão Gerd Binnig e ao suíço Heinrich Rohrer, o Prêmio Nobel de Física de 1986.
O sistema de tunelamento além de poder ser usado no vácuo, também pode ser usado no ar, na água,nos fluidos,nas temperaturas próximas de zero grau kelvin e até algumas centenas de graus Celsius.
Simplesmente , o microscópio tem uma sonda apontada para uma superfície, a dica de scans (que chamamos de varreduras) a superfície para representar. Um computador ajusta (através de um sistema servo) em tempo real a altura da ponta para manter uma corrente elétrica constante (o que chamamos de corrente de tunelamento) e grava esta altura, o que permite reconstruir essa superfície.
Para isso, esse sistema de posicionamento com alta precisão, um driver