Resumo de tegumento comum
- O Tegumento Comum é compost por pele, pêlo, gordura, glândulas sudoríparas, unhas e receptores sensorias.
- As funções desse tecido são: recobrir a superfície corporal de modo que proteja o organismo do meio ambiente; excretar substâncias através das glândulas sebáceas; manter a temperatura corporal; evita a perda de água do corpo para o meio ambiente; sintetiza vitamina D; e detectar dados sensoriais (mecânico,térmico,etc).
• Pele
- Sua estrutura é dividida em duas partes: a derme (camada mais grossa e profunda, composta por tecido conjuntivo) e a epiderme (parte mais fina).
- Abaixo da derme, se encontra a tela subcutanêa (rica em vasos sanguíneos) e a hipoderme (isolante térmico, amortecedor e deposito de gordura branca). Ambas não fazem parte da pele.
- Possui receptores sensorias periféricos. Eles podem ser mecanoreceptores (tato, pressão, etc), termoreceptores (frio, calor, etc) e nocireceptores (dor, etc).
× Epiderme
- Composta por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Possuem quatro tipos de células: Queratinócitos, Melanócitos, Células de Langerbans e Células de Merkel. Possui origem ectodérmica.
- Os queratinócitos estão em maior quantidade na epiderme, e estas produzem a queratina. Esta proteína ajuda a proteger a pele e produzem grânulos lamelares, que liberam um selante à prova d’água, evitando que a pele perca água para o meio.
- Os melanócitos produzem o pigmento melanina, que contribui para a cor da pele e absorve os raios ultra-violeta nociva. Esta melanina é transferida para os queratinócitos, que se encontram na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme.
- As células de Langerbans são responsavéis pela resposta imune da pele; de modo que sua função é defender a pele de antigenos, o reconhecendo. Após a invasão deste, o complexo dessas células guardam uma parte deste antigeno para otimizar a resposta que será dada pelo linfócito, caso este antigeno