resumo da formação das sementes
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
Relatório de Aulas de Propagação de Plantas e Produção de Mudas
São Cristóvão – Sergipe
23 de Abril de 2013
1 - Resumo da Formação da Semente
A semente pode ser definida como um óvulo maduro e fertilizado, que contém no seu interior um embrião de planta, geralmente substâncias de reserva, ambos protegidos por uma ou duas cascas, denominadas tegumentos (testa e tégmen). As sementes são, basicamente, uma estrutura que participa da disseminação, proteção e reprodução das espécies.
O primeiro passo para a formação da semente é a abertura do botão florais, significa a maturidade sexual. Após a fecundação dupla, que é um processo exclusivo das angiospermas, inicia-se uma série de transformações: parede do ovário, juntamente com estruturas relacionadas, resultam em um fruto, o zigoto torna-se um embrião, o núcleo endospermático primário divide-se por sucessivas mitoses que originam o endosperma (tecido de reserva) e os integumentos do ovulo transformam-se no tegumento ou testa da semente.
Os vários componentes do ovulo são mais ou menos preservados durante a sua transformação em sementes. O embrião e / ou endosperma ocupam a maior parte do volume da semente, enquanto integumentos quando transformados em revestimentos de sementes, sofrem uma redução considerável da espessura e da descorganização parcial. Sistema reprodutivo
Gineceu - O órgão reprodutivo feminino é formado pelo estigma, estilete e ovário. É neste último que se forma a semente.
O ovário das Angiospermas prende-se à flor através do funículo, que após a maturação da semente se desprende e origina o “hilo”, bastante visível nas sementes de leguminosas. No interior do ovário, protegido pelo tecido denominado nucela, encontra-se o óvulo este é formado por 6 células: 3 antípodas, 2 sinérgidas, 1 cosfera, e 2 núcleos polares.
Androceu - No aparelho