Resumo de Saúde Coletiva
Saúde: estado de completo bem estar físico, mental e social. OMS
Conceito de saúde está em constante mudança. E está diretamente relacionado a alimentação, moradia, renda, liberdade, acesso, posse de terra, acesso aos serviços de saúde.
Agentes físicos, biológicos e psicossociais influenciam na saúde. O conceito de saúde evoluiu de um conceito biomédico da presença ou ausência de doença para um conceito que contextualiza a saúde em uma comunidade.
Prevenção
A historia natural das doenças inclui a inter-relação do agente (microrganismos, traumas, carência, etc.) , do suscetível ( idade, sexo, ocupação, escolaridade, estado imunológico, etc.) e do meio ambiente ( temperatura, umidade, poluição, etc.) confrontados com a resposta que o individuo vai ter a esses estímulos que pode levar a um defeito, invalidez, recuperação ou morte. Esta interação de individuo mais estímulo tendem a acontecer dentro dos seguintes períodos:
Período pré-patogênico: Envolve como já foram referidas antes, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, o suscetível e outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores. É o momento primeiro da proteção da saúde e promoção ou em segundo a prevenção primária.
Ponto Biológico ρ
Tempo de antecipação: O intervalo de tempo em que o individuo é rastreado antes de ser diagnosticado.
Ponto pelo qual é mais efetivo o tratamento e depois que passa resulta em pior prognóstico.
Período da patogênese: Já tendo um histórico clínico o individuo começa a ter as manifestações da doença, como 1 alterações dos tecidos, 2 sinais e sintomas, 3 defeito ou invalidez,4 recuperação ou 5 morte. Neste momento as ações que se pode tomar são: primeiro o diagnóstico precoce e tratamento imediato para um melhor desfecho (prevenção secundária) ou Reabilitação (prevenção terciaria).
NIVEIS DE PREVENÇÃO
Prevenção