Resumo livro tratado de saúde coletiva
Epidemiologia e práticas de saúde
Epidemiologia da constituição
A constituição da epidemiologia é entendida como, o processo pelo qual um olhar científico começou a se formar a partir da busca do co nhecimento das relações entre os fenômenos de saúde e doença e os modos como os grupos e indivíduos humanos organizavam socialmente seus modos de viver.
Os primeiros traços de particularidade da epidemiologia podem ser descritos apartir de três características: o controle técnico dos agravos à saúde como interesse prático, o comportamento coletivo dos fenômenos patológicos como a base empírica de suas interrogações e preposições, e a variação quantitativa como a linguagem que espressa a possibilidade de apreender e intervir sobre tais fenômenos coletivos.
Os primeiros saberes com pretensões de cientificidade de traços modernos voltados para a apreensão dos fenômenos coletivos de saúde podem ser localizados na hiegene social do período revolucionário na França. Contudo, ainda não se podia observar ai relações com a tríade epidemiológica. Já em Snow, na Inglaterra